29 de set. de 2008

O clássico

No futebol, damos o nome de "clássico" a toda partida entre equipes historicamente rivais e que geralmente, apresentam equilíbrio entre si no confronto direto. Nesse final de semana, várias dessas rivalidades entraram em campo pelo mundo todo. Algumas, desconhecidas, como Espanyol e Barcelona que jogaram no último sábado. Vitória de Messi e cia. por 2x1. Shakthar e Metalurh Donetsk também se enfrentaram no mesmo dia na Ucrânia, e empataram por 1x1 com gol de Ilsinho, pelo Shakthar. Em Portugal, um jogo mais conhecido: o Benfica bateu o Sporting por 2x0. A adoração dos portugueses pelo futebol, e principalmente dos torcedores dos dois times em questão, costuma ser tão forte quanto a que vemos em nossas terras. Na Itália, outra rivalidade bastante popular no futebol mundial. O Milan venceu a Inter por 1x0, com gol de Ronaldinho Gaúcho, que aliás, já foi personagem da rivalidade que comentaremos á seguir.

Em 18 de Julho de 1909, nascia uma das maiores rivalidades do país. Na cidade de Porto Alegre, o Grêmio massacrava o Internacional por 10x0. Desde então, foram 373 jogos entre as duas equipes, em quase 100 anos de existência do confronto. Apesar de começar com o pé esquerdo nessa história, o Internacional leva vantagem. São 138 vitórias, contra 118 do rival e 117 empates... 

Que seja. O folclore por trás desse jogo é bem maior do que qualquer número ou estatística que possamos analisar. Dentre todos esses anos de grandes jogos, já ocorreram partidas de menor e maior importância, goleadas dos dois times, muitas brigas dentro e fora de campo... Enfim, como muitos outros clássicos, chega a paralisar todo um estado para ser assistido. Todas as histórias, lendas e fatos históricos não são exclusividade do Gre-Nal, obviamente. Outros grandes jogos dessa magnitude também levam as mesmas proporções, nas mais diferentes regiões do mundo. Entretanto, nesse ano de 2008, talvez nenhuma outro confronto do planeta tenha vivido um clima tão espetacular quanto o clássico gaúcho.

Os dois times seguiram caminhos opostos na temporada. Com o elenco remanescente do último ano, o Internacional já contava com bons nomes como Alex e Nilmar, e se reforçou com alguns jogadores conhecidos, como D'Alessandro e Daniel Carvalho. O Grêmio por sua vez, não tinha ninguém no elenco que inspirasse alguma confiança. Eliminado nas quartas-de-final, acabou dando de bandeja o título ao seu maior rival. O Brasileirão serviu para os tricolores darem a volta por cima. Em campanha surpreendente no primeiro turno, ganharam a liderança na 14ª rodada e de lá não saíram mais. Ao passo que o Grêmio se superava na tabela, o Inter fazia uma campanha muito aquém do esperado. Ficava ali, em uma zona intermediária, apenas sonhando com a classificação para a Libertadores. Mesmo assim, o primeiro Gre-Nal do ano foi vencido por eles: 3x2 no Estádio Olímpico. 

Sem a mesma importância do torneio nacional, as equipes se enfrentaram na 1ª fase da Copa Sul-americana. Os empates por 1x1 e 2x2 classificaram o Internacional, que tiveram a vantagem de marcar mais gols fora de casa. Contrariando os times brasileiros, os colorados prometem levar a sério o torneio e estão á um passo da classificação para as quartas-de-final. Além disso, vem de fase excepcional no Campeonato Brasileiro: 4 vitórias seguidas deram 12 pontos, que fizeram a equipe saltar da 11ª colocação para a 8ª, á 8 pontos da liderança. Jogando um futebol de muita qualidade, o Inter já ganha o direito de sonhar novamente com quem sabe, mais um título brasileiro e o torcedor finalmente passa a colher os frutos do grande elenco formado ao longo do ano.

Os gremistas, por outro lado, tiveram a eliminação no torneio nacional "comemorada", pois tirarvam um fardo das costas e poderiam se dedicar exclusivamente ao Brasileiro. Foi na verdade, um belo pretexto para os gremistas acharem uma justificativa para mascarar a queda vertiginosa de produção do time. Depois do terceiro jogo contra o Inter no ano, o Grêmio só venceu o decadente Vasco da Gama. Á partir daí, só empates e a derrota mais dolorida do ano: 4x1 ontem, no clássico. 

Ainda não se sabe quais serão os efeitos da partida sobre as duas equipes. O Grêmio perdeu a liderança para o Palmeiras (embora empatados no número de pontos, os paulistas tem mais vitórias). Nesse mês, não venceu uma partida sequer, mas ainda conta com o apoio incondicional de uma torcida fanática. Cabe aos jogadores reunir forças para voltar a surpreender e tomar novamente o topo da tabela. Já no Internacional, a grande fase vivida pelo time é consequência da união do grupo, cada vez mais forte. Enfim, temos a chance de ver o planejamento feito funcionar, e o time começou a jogar o que era esperado desde o início da temporada. Com o elenco motivado e a qualidade no futebol crescendo a cada partida, a esperança volta a tomar conta e o título nacional, antes impossível, volta a ser palpável aos olhos da torcida. 

Um comentário:

Unknown disse...

ISSO É INTER