25 de set. de 2008

Noite do pesadelo

Deve ter sido assim mesmo a noite de quem assistiu ao jogo do Palmeiras ontem á noite na esperança de gols e bom futebol. Um 0x0 insosso e dois times horríveis em campo, sendo que ainda as melhores chances da partida pertenceram ao Sport Áncash. Os peruanos perderam pelo menos 3 chances claríssimas de gol no primeiro tempo, e mesmo assim o time paulista não mostrava um mínimo de empenho para voltar para casa com a vitória. Só teve uma boa chance no segundo tempo, desperdiçada duas vezes por Lenny (que mesmo em partida do time reserva, consegue ficar no banco). A desculpa, é claro, fica por conta do gramado sintético. Achei simplesmente ridículo a partida ter de ser transferida para a capital, visto que, mesmo em um estádio maior, pouco de sua capacidade foi utilizada. No pequeno Rosas Pampa a torcida poderia prestigiar com o time com mais facilidade, além dos jogadores terem á disposição um gramado "menos ruim" do que o do Estádio Nacional de Lima. Mas tudo bem, o que importa mesmo é a classificação, e pra essa finalidade o empate fora de casa não foi mau negócio. Em São Paulo, por mais que a torcida palmeirense relute em apoiar o time alegando que atrapalhará na disputa do título nacional, o time do Peru deve sentir ainda mais pressão, até mesmo por nunca ter feito uma partida no Brasil. 

Outra decepção da rodada foi a derrota do Botafogo na Colômbia. Confesso que não vi todo o jogo, e nos raros momentos em que mudava de canal para ver, cochilava. Vários erros de passe por parte dos alvinegros, que pecaram muito tecnicamente e pouco conseguiram criar. O time do América também não é nada lá essas coisas, conseguiu o gol da vitória por acaso. Mesmo em desvantagem, no Rio a conversa é outra, e lá, o próprio Ney Franco já "garantiu" que sairá classificado. Acredito nas chances dos cariocas, inclusive de chegar até a final. Apesar de estarem a apenas 8 pontos da liderança, não vejo a possibilidade do Botafogo brigar pelo Brasileirão nessa temporada. No máximo, a vaga na Libertadores. E para não deixar o ano de mãos abanando, o título continental cairia bem.

A surpresa boa ficou por conta do Atlético Paranaense. Pro jogo no México, nem o técnico Geninho viajou. Aliás, mandou seu próprio filho, André Souto, para comandar a equipe diante do Chivas, em Guadalajara, e deixou o papai orgulhoso. O favoritismo era (e ainda é, mesmo para o jogo de volta) todo do Chivas, mas o time do Paraná chegou a estar vencendo a partida por duas vezes. Não fosse o belo gol de Medina, nos na segunda etapa, o Atlético teria vencido por 2x1. O empate foi um ótimo negócio, e basta um simples empate por 0x0 ou 1x1 no jogo de volta para garantir a classificação. No jogo em Curitiba, é provável que entre em campo a mesma equipe que atuou na noite de ontem. Se a motivação for a mesma, é bem provável que os atleticanos façam parte do seleto grupo dos 8 classificados para as quartas-de-final. 

Em tempo: ainda ontem, o San Luís venceu o Argentinos Juniors em casa por 2x1. Bom resultado para os mexicanos, que ainda não pode-se dizer que tem a vaga garantida. Apesar da boa fase no campeonato mexicano, somada a esta vitória que os credencia a favoritos á classificação, o San Luís precisa apenas de um simples empate no jogo de volta.

E na terça feira, o Boca Juniors massacrou a LDU por 4x0. Jogando apenas com reservas os argentinos praticamente sacramentaram a classificação, fazendo uma partida muito boa com muitos atletas jovens e com passagem pelas seleções de base da Argentina. A LDU aparentemente atuou com reservas também, e mostrou que sente muito a falta de Guerrón, principal destaque na conquista da Libertadores. As poucas jogadas do time passavam pelos pés do ponta esquerda Bolaños, que não conseguiu produzir muito. Já no Boca, a rápida troca de passes deixava desnorteada a defesa equatoriana sempre que o time ia para o ataque. Favorito em qualquer competição que dispute, o Boca Juniors mostrou que até mesmo seus reservas são superiores aos demais...

Ainda nesse dia, jogaram Estudiantes x Arsenal. O atual campeão da Sul-americana não conseguiu segurar o time da casa, e perdeu por 2x1. Boselli, do Estudiantes, foi o principal destaque da partida, marcando os dois gols de sua equipe. Pellerano marcou o gol de honra dos visitantes.

Nenhum comentário: