25 de set. de 2008

Convocação da seleção brasileira para as Eliminatórias

Nesta tarde, o técnico Dunga convocou os jogadores para representar o Brasil nos jogos contra Venezuela e Colômbia, no mês de Outubro. Ao todo, 7 "substituições" marcaram a lista do treinador, além da novidade que merecia há tempos uma nova chance: Mancini. Muito comentadas também foram a ausência de Ronaldinho e a volta de Kaká. Dunga teve de aceitar a convocação forçada do ex-showman por Ricardo Teixeira nas Olímpiadas, e também nos últimos jogos das eliminatórias. Mostrou sua insatisfação substituindo o meia - que a propósito, não jogou nada - nos dois jogos e agora, o deixa de fora da convocação, e o fez corretamente. 

O fato é que Ronaldinho anda em baixa inclusive no próprio Milan. Começou duas partidas como titular e foi substituído nas duas. Posteriormente, foi sacado dos 11 iniciais e só entra agora no segundo tempo. Falta-lhe forma física e sobretudo, vontade de jogar futebol. Enquanto não preenche nenhum dos dois requisitos, é certo que fique assistindo a seleção pela TV, como todos os outros milhões de brasileiros. Por outro lado, Kaká volta com o velho prestígio de sempre. É um ótimo reforço para dar mais consistência ao meio de campo do Brasil e melhorar a qualidade do futebol apresentado. Já mostrou que ter voltado de lesão não é problema, com um golaço feito no fim de semana contra a Lazio.

Há de se comemorar também a volta do excelente Daniel Alves. Desde que Dunga assumiu, o lateral do Barcelona foi convocado várias vezes, mas raramente teve chances no time titular. Quando entrou, participou bem e mostrou entrosamento, principalmente com Robinho. Espero que ele consiga se firmar no time e deixe o irregular Maicon no banco. Analise a lista dos 22 convocados abaixo, e escrito na cor verde, os jogadores que não estiveram na última convocação:

Goleiros:
Júlio César - amado por uns, odiado por outros. Eu particularmente, acho um excelente goleiro, e desde que venho acompanhando com mais frequência os jogos da Inter venho comprovando o motivo do carioca merecer a vaga como titular. 
Doni - o grande problema foi que ficaram sobre ele as imagens de suas passagens por Corinthians e Botafogo. Apareceu de repente como goleiro titular da Roma, mas não por acaso. Melhorou bastante, e embora muitos se neguem a concordar, é um bom goleiro. Pro posto de reserva, está ótimo.

Zagueiros:
Lúcio - é o capitão e não poderia ficar de fora, obviamente. Joga bem e é regular, mas seu maior problema é querer ter lampejos de craque e partir para o ataque, deixando sempre a defesa desguarnecida. Fica como titular, pela experiência.
Juan - não acho ele tudo isso que dizem por aí. Faz umas lambanças de vez em quando, e não me inspira segurança. Contra a minha vontade, será titular. Pra jogos fáceis como os próximos, não há problema mantê-lo.
Alex - reserva no Chelsea, nem sei como anda atuando por lá. É bom zagueiro, mas ainda precisa melhorar bastante em muitos aspectos. Vem para ser o primeiro reserva, no caso de alguma lesão da dupla titular.
Thiago Silva - na minha opinião, é o futuro da zaga brasileira. Apesar de acreditar que ele será rebaixado junto com o Fluminense, e boa parte do peso disso cairá sobre suas costas, tem muito potencial á ser explorado na seleção. Imagino que até a Copa do Mundo, com empenho pode ganhar a vaga de titular.

Laterais:
Daniel Alves - uma das melhores escolhas. Já comentei sobre ele acima, então só vou acrescentar o fato de sua presença no grupo ser útil por atuar em mais de uma posição. Além de lateral, caso seja necessário ele pode desempenhar muito bem a função de ala, jogando pelas pontas e focado no ataque. 
Maicon - pela Inter, vem fazendo boas partidas nesse mês. Mas quando chega a seleção, seu futebol desaparece. Eu não convocaria nem para a reserva, mas como todos sabem, já é dono da posição há um bom tempo e dificilmente deixará de ser escalado.
Juan - no Flamengo, é um dos principais jogadores. Na seleção, apesar de vê-lo jogar por pouco tempo, já não achei boa coisa. Jogador de clube? Só o tempo dirá. Mas já que está lá, tem que ser titular no lugar de Kléber que...
Kléber - ...ninguém consegue entender o motivo dele continuar fazendo parte do grupo. Jogou muito mal contra o Chile, chegando a ser expulso. No Santos, não atua bem desde o fim da Libertadores 2007. Tem muita gente melhor pra posição, como Marcelo, do Real Madrid. No entanto, ele continua sendo convocado, mesmo sem ter feito sequer uma única boa partida no Brasileirão. Presença no mínimo duvidosa.

Meio-campistas:
Gilberto Silva - presença constante nas listas de Dunga, mesmo sendo reserva no Arsenal durante um bom período, perdendo muita moral na Inglaterra, e posteriormente, vendido ao Panathinaikos por quase nada. Não tenho nada contra, até sei que tem potencial para fazer partidas razoáveis. Só que preferia alguém mais jovem no posto, pra acelerar esse processo de renovação.
Lucas - acho uma porcaria. Muitos vão me xingar, dizer que não entendo porra nenhuma de futebol... Tudo bem. Raramente entra nos lances sem fazer falta. Eu pelo menos nunca tive a oportunidade de ver ele não fazer uma falta escandalosa em qualquer jogo. Esteve bem no Sul-americano Sub-20, mas isso já passou faz tempo. Tem prestígio com o técnico por ser gaúcho e estar no gigante Liverpool, mas pra mim, nunca jogou nada.
Josué - já mostrou tudo que tinha pra mostrar na seleção. O futebol dele é esse aí mesmo, e não vai melhorar. Não que ele seja um mau jogador, muito pelo contrário. Contudo, pra jogar na seleção precisa mostrar algo a mais, e isso ele nunca apresentou.
Julio Baptista - gosto do futebol dele. Não houve um jogo sequer pela seleção brasileira em que ele não tenha mostrado raça e vontade de vencer. Tem qualidade, chuta bem e mostrou recentemente que até faltas sabe cobrar. Dentre suas características, a força física o diferencia de um meia comum e lhe dá certa vantagem na disputa de bola. É claro que não toma a vaga de Kaká, mas para fazer parte do grupo e entrar no segundo tempo, é uma boa.
Anderson - sei que joga bem, e ele também sabe. Esse é o problema. Seu ego inflado muitas vezes o atrapalha, e as vezes o objetivo principal que é jogar futebol fica em segundo plano. Apesar de tudo, se ele quiser, tem condições para brigar por uma vaga no time titular. 
Elano - assim como o goleiro Júlio César, uns aprovam, outros odeiam. Ainda assim a realidade é uma só, e Elano é excelente jogador. É dono de boa técnica, ótimo passe e chuta muito bem. Foi o artilheiro do City na última temporada, apesar de atuar na posição que atua, e um feito como esse jogando na Premiership todos sabem que não é para qualquer um. Se complica para ganhar uma vaga, pois a disputa com o titularíssimo Kaká. 
Kaká - não esteve na última convocação por estar machucado. Volta com tudo agora, e já mostrou que está pronto marcando um golaço na penúltima rodada do Campeonato Italiano. Conseguirá com facilidade dar a qualidade que Ronaldinho não conseguiu dar ao meio de campo e será de grande ajuda para a equipe. Dispensa maiores comentários, pois todos sabem do que é capaz.
Mancini - titular absoluto na última temporada jogando pela Roma, Mancini já chamava a atenção de quem acompanhava o futebol italiano. Mostrou que suas boas atuações não se deviam apenas á uma fase boa, quando foi para a Inter e logo de cara já pegou a vaga como titular, dada por ninguém menos que José Mourinho. Vai se sair bem no time, contanto que possa jogar na mesma posição em que atuou durante as últimas 5 temporadas. Já fez 13 partidas pela seleção, sendo a última delas em 2004, contra a Costa Rica pela Copa América. De lá pra cá, foi esquecido e renasceu nas duas últimas temporadas sendo decisivo para os bons resultados da Roma.

Atacantes:
Alexandre Pato - não gosto dele, mas tenho que dar o braço a torcer para as suas últimas partidas. Está marcando gols, é pedido pela torcida... Não tenho muito o que falar, segue no banco até que apareça uma oportunidade.
Luís Fabiano - um dos poucos titulares absolutos do time. Vem se firmando na posição a cada partida, sempre no seu bom e velho estilo raçudo. Joga como a torcida quer, mostrando vontade e vergonha na cara, não desistindo da bola nunca e ainda por cima, fazendo gols. 
Jô - talvez o mais criticado de toda a lista. Existe um certo preconceito contra ele, na realidade. Começou no Corinthians com apenas 16 anos e foi lançado como a salvação do time. Não vingou, e acabou vendido ao CSKA, da Rússia. Lá, marcou muitos gols e melhorou consideravelmente, sendo agora contratado pelo Manchester City. Na Inglaterra, vem fazendo gols e se mostrando um potencial promissor. É claro que ainda tem muitos defeitos a serem corrigidos, mas não deixa de ser um bom reserva para contribuir com o grupo.
Robinho - desde a Copa América 2007, um dos principais destaques da seleção. Apesar das poucas partidas realizadas no Manchester City, já conquistou o torcedor, o técnico e os colegas de time. Quando quer mostrar serviço, joga muito. Precisa é ter motivação e ser menos marrento, pois sofre da mesma "doença" do Anderson. Mesmo assim, vem jogando bem nas últimas partidas pela seleção e é juntamente com Luís Fabiano e Kaká, um dos titulares absolutos do meio pra frente.

Além de Ronaldinho, ficaram de fora:
Renan - bom reserva como o Doni, só que mais inexperiente. Acabou de se transferir para o Valência, e precisará ganhar uma chance primeiro no seu novo clube, para depois voltar a planejar sua volta á seleção.
Alex Silva - recém chegado ao Hamburgo, atuou pouco. Deverá voltar a equipe se mostrar futebol na Europa, tarefa fácil jogando em um dos candidatos ao título alemão.
Rafinha - fraco. Apesar de ser jovem e titular em seu clube, não mostrou nada na maior oportunidade que teve, servindo a seleção nos Jogos Olímpicos. Tanto Maicon como Daniel Alves são melhores, logo, não há necessidade de fazer parte do elenco.
Rafael Sóbis - agora jogando no mundo árabe, as portas da seleção se fecharam de vez, por motivos até óbvios demais.
Luisão - suspenso pelo segundo cartão.
Diego - também está suspenso.

3 comentários:

Unknown disse...

Não concordo com alguns pontos da analise
As pricipais que discordo e analise sobre o Lucas e o Elano
By : Tiago ou T1 hehe

Vinícius disse...

Normal. Eu mesmo torço pro Lucas calar a minha boca um dia, mas ta difícil.

Filipe disse...

Discordo sobre o Juan, qual foi a ultima vez que ele falhou em um jogo da seleção? eu mesmo não lembro
A Burrice da vez foi o Dunga não convocar o Amauri, pelo menos dessa vez ele lembrou do Mancini, ja é um bom começo.