22 de set. de 2008

Copa Sul-americana - Oitavas de final


Á partir desta terça-feira tem início as oitavas-de-final da Copa Sul-americana 2008. Estão nessa fase da competição, 5 equipes argentinas, 4 brasileiras e 2 mexicanas. Peru, Equador, Colômbia e Uruguai contam com 1 representante cada. O torneio também recebe agora as presenças dos gigantes da Argentina, Boca Juniors e River Plate, que já estavam classificados anteriormente por serem equipes convidadas. Já é de conhecimento geral de que o torneio, geralmente, é menosprezado pelos clubes brasileiros. A escrita permanecerá, com exceção do Internacional, única equipe que dá mostras de que irá se utilizar se sua força máxima. As demais deverão disputar o restante do torneio com times mistos, poupando jogadores para a reta final do Campeonato Brasileiro. Vamos analisar agora cada partida da rodada desta semana:

Image Hosted by ImageShack.us

Sport Áncash x Palmeiras (SporTV e Globo - Quarta, 22h) - Voando baixo no Brasileirão, o time de Vanderlei Luxemburgo é um dos que deverá utilizar time misto. Fez isso contra o fraco Vasco da Gama, e atropelou a equipe carioca em casa com boa atuação do reserva Thiago Cunha, que após o jogo, teve sua inscrição envolvida numa polêmica que poderia eliminar (mas não eliminou) o Palmeiras da competição. Dispensa maiores comentários, e já é virtual classificado ás quartas-de-final. O clube peruano, por sua vez, é minúsculo. Subiu á primeira divisão em 2004, e permanece lá até hoje. Surpreendeu, eliminando o Ñublense com uma goleada por 4x0, em casa, após ter perdido a primeira partida por 1x0. Seu pequeno estádio, o Rosas Pampa, deve até ultrapassar a capacidade de 8.000 pessoas, pois esse é de longe, o jogo mais importante de toda a história do clube.

América de Cali x Botafogo (SporTV 2 - Quarta, 22h) - A última lembrança dos botafoguenses no campeonato é do vexame protagonizado diante do River Plate, na última temporada. Naquela ocasião, os alvinegros venciam jogavam no Monumental de Nuñez e ganhavam por 2x1, mas os argentinos conseguiram uma virada histórica e venceram por 4x2. Depois dessa partida, o Botafogo caiu muito de produção, e só voltou a jogar com qualidade após a chegada do técnico Ney Franco, nesse ano. Para esta partida, deverá atuar com time misto, sendo alguns dos titulares Diguinho, Jorge Henrique e Triguinho, suspensos pra próxima partida do Brasileirão. O América de Cali, por sua vez, é apenas o 7º colocado no nacional, mas vem embalado pelas vitórias diante do maior rival, o Deportivo Cali. A primeira, na própria preliminar da Sul-americana: 2x0, no dia 14 de agosto. A última, uma goleada ontem, por 4x1. Mesmo assim, pessoalmente acredito que os colombianos não irão conseguir fazer frente ao alvinegro. Não só o Botafogo, mas todos os brasileiros nesta fase tem a vantagem de decidir em casa, e no Engenhão os cariocas tem plenas condições de garantir a classificação.

Universidad Católica x Internacional (SporTV - Quinta) - Única equipe brasileira a anunciar que jogará com o time principal, os gaúchos do Internacional entram como um dos favoritos á conquista do campeonato. Será bastante interessante ver o elenco formado por Nilmar, D'Alessandro, Daniel Carvalho, Alex, entre outros disputando uma competição internacional desse porte. Já os chilenos do Universidad contam com Marcelo Salas, hoje com 33 anos, grande ídolo do futebol do país. Foram eliminados na primeira fase da Libertadores nesse ano, mas em compensação lideram o Campeonato Chileno. Apesar da boa campanha no nacional, acredito que não conseguirão fazer frente ao colorado.

Chivas Guadalajara x Atlético-PR (VT no SporTV 2 - Quarta, 0h) - Maior campeão mexicano, o Chivas ocupa apenas a 10ª posição nesse ano. Presença constante na Taça Libertadores e Copa Sul-americana, o time da casa conta com jogadores da seleção do México, tais como Pineda, Morales e Medina. É favorito á classificação, visto que o técnico Geninho, do Atlético-PR, já mostrou que colocará em campo apenas com reservas. O time principal sequer viaja para o México, o que torna as chances de vitória, que já eram poucas, menores ainda. A decisão de dar prioridade ao Brasileirão é entendida pela situação da equipe no campeonato, visto que há muito tempo os atleticanos lutam contra o rebaixamento.

LDU x Boca Juniors (SporTV 2 - Terça, 19h30) - Após uma temporada memorável na Libertadores, a LDU busca repetir o feito em mais um torneio continental. Apesar da saída de seu principal articulador Guerrón, o time ainda conta com nomes como Vaca, Delgado, Urrutia, Bolaños e o goleiro Cevallos, base da equipe campeã da América. Terão pela frente o tradicional Boca Juniors, bi-campeão da Sul-americana. Jogadores como Morel Rodriguez, Ibarra, Palácio, Palermo e Riquelme ainda figuram no elenco argentino. A campanha regular no torneio Apertura 2008 na Argentina não deve servir como base para os jogos que seguem. A fama de "copeiro" é respeitada pelos equatorianos, mas a promessa é de duas excelentes partidas entre as equipes.

Defensor Sporting x River Plate (SporTV 2 - Quinta) - Após vencer o torneio Clausura 2008, a crise se instaurou numa das equipes mais tradicionais da América. O River segue muito mal no Apertura 2008, tendo somado apenas 6 pontos em 7 jogos. Apesar de contar com bons jogadores como Rosales, Falcão e Sebástian Abreu, a equipe não consegue engrenar. Melhor para o Defensor, conhecido por eliminar o Flamengo na Libertadores 2007. Contudo, apesar de serem os atuais campeões uruguaios, nunca é bom subestimar uma equipe como o River Plate, vide a vitória história contra o Botafogo, mencionada anteriormente.

Estudiantes x Arsenal (SporTV 2 - Terça, 21h45) - Os atuais campeões do torneio mantiveram a base do time que venceu a Copa no ano passado. No entanto, já enfrentaram o adversário desta terça no torneio Apertura 2008. Tropeçaram e foram derrotados por 2x0, ocupando hoje a 9ª posição. O Estudiantes, por sua vez, vive um período difícil, assim como o River Plate. Com apenas 5 pontos ganhos, é o penúltimo colocado do campeonato. Apesar de ser comandado pelo veterano Verón dentro de campo, o Arsenal é favorito á classificação e pode chegar longe na jornada rumo ao bi-campeonato.

San Luís x Argentinos Juniors (SporTV - Quarta, 19h45) - O segundo representante do México é um clube relativamente pequeno. Contudo, vem sendo a sensação do campeonato de seu país. Lidera com 3 pontos de vantagem sobre o vice-líder Pumas (que tem um jogo a menos). Medem forças com os Argentinos Juniors, que em má fase no Campeonato Argentino, somam apenas 7 pontos em 7 rodadas. Tem no entando a tradição argentina a seu favor, e eliminaram o tradicional San Lorenzo na 1ª fase. 

*Imagem retirada do site zerozero.pt

Nenhum comentário: