18 de set. de 2008

UEFA Champions League - 1ª rodada

Começou ontem o torneio mais esperado do ano. E logo na primeira rodada, partidas emocionantes vários gols brasileiros. Destaque para a estréia de Felipão no torneio, e a derrota surpreendente da Roma em casa. Confira abaixo como foram os jogos do primeiro dia de competição:


Chelsea 4x0 Bordeaux (Grupo A) - Com um resultado que agradou os torcedores, e meteu medo nos adversários, os blues atuaram bem na opinião da grande maioria. Mas para o próprio treinador Luís Felipe Scolari, a time não agradou durante todo o tempo, e dá mostrar que vai exigir bem mais durante a temporada. Do banco de reservas, o técnico brasileiro foi a principal atração do clube inglês, e de lá esbravejou, xingou e comemorou os gols de Lampard, Joe Cole, Malouda e Anelka. 

Roma 1x2 CFR Cluj (Grupo A) - O gol de Panucci no primeiro tempo dava a impressão de que o favoritismo italiano se confirmaria ao longo do jogo. Entretando, a Roma não contava com a brilhante atuação do desconhecido argentino Juan Culio, que marcou dois belos gols e calou o Stadio Olimpico, futuro palco da final desta Champions League. Depois da grande vitória, os romenos tentam repetir o feito contra o Chelsea no próximo dia 1, jogando em casa. A Roma encara o Bordeaux, na França.

Panathinaikos 0x2 Inter de Milão (Grupo B) - Ibrahimovic foi eleito o melhor homem em campo. Mas foram dois brasileiros que marcaram os gols e deram a vitória aos comandados de José Mourinho. No primeiro tempo, Mancini abriu o placar finalizando bem de perna esquerda, após receber passe do sueco já mencionado. Na segunda etapa, foi a vez de Adriano - que saiu do banco - fechar a conta com uma bomba indefensável. O resultado deixou os italianos na liderança isolada do grupo. Apesar da derrota, o clube grego de Souza, Gabriel, Gilberto Silva, Marcelo Mattos e Clayton ainda sonha com a classificação.

Werder Bremen 0x0 Anorthosis (Grupo B) - O time alemão confirmou o retrospecto de não conseguir bons resultados na história do torneio. Embora esteja sempre presente nas últimas edições da Champions, o Werder não consegue passar á segunda fase por conta de tropeços como o de ontem. Já os cipriotas, que fizeram sua primeira partida na história da competição, sairam mais do que felizes da Alemanha. A retranca proposta desde o início do jogo funcionou, e o Werder, apesar da superioridade (foram 19 chutes a gol, contra apenas 5 do Anorthosis) deixou os visitantes irem embora com 1 pontinho precioso. Na próxima rodada, o Werder vai até a Itália jogar contra a Inter, e o Anorthosis pega o Panathinaikos, no Chipre.

Basel 1x2 Shakhtar Donetsk (Grupo C) - Outra partida com atuação destacada de brasileiros. Com gols de Fernandinho e Jadson, o time ucraniano já deu o primeiro passo rumo a tão sonhada classificação para a segunda fase. O Basel descontou no fim do jogo, quando já era muito tarde.

Barcelona 3x1 Sporting Lisboa (Grupo C) - Achei que o Sporting poderia dar um pouco mais de trabalho ao decadente Barcelona, mas não aconteceu. Mesmo sem fazer uma partida brilhante, os espanhóis conseguiram um bom resultado no Camp Nou e já lideram o grupo. Jogará pela próxima rodada contra o Shakhtar, em Donetsk. Os portugueses enfrentam o Basel, no José Alvalade.

PSV 0x3 Atlético de Madrid (Grupo D) - Mesmo em casa, o fraco time do PSV não conseguiu segurar o time comandado por Agüero. O jogador da seleção argentina marcou dois gols, e é um dos artilheiros da competição. O terceiro foi marcado por Maniche. Destaque também para a atuação do atacante Luís Henrique, autor de duas assistências. O Atlético vai se consolidando com esse resultado, como um dos favoritos para ir longe na competição. O clube holandês precisa reagir logo, caso sonhe pelo menos com participação na UEFA Cup.

Olimpique de Marselha 1x2 Liverpool (Grupo D) - Gerrard fez o como de costume: chamou a responsabilidade e roubou o show. O time francês vencia por 1x0, mas com a participação do meia, que voltava de lesão, os ingleses viraram o jogo. O gol de empate, uma pintura, batendo de primeira de fora da área e encobrindo o goleiro. O segundo, de penalti. Por causa de sua condição física - o capitão do time ainda está sem o ritmo ideal de jogo - foi substituído no segundo tempo. 
O Liverpool joga contra o PSV em Anfield, e o Olimpique vai á Espanha encarar o Atlético no próximo dia 1 de outubro.

Manchester United 0x0 Villareal (Grupo E) - O placar de um dos jogos mais aguardados do dia não saiu do zero. Apesar da constante movimentação dos ingleses, a falta de pontaria e boa atuação do goleiro Diego López. Apesar dos ataques constantes dos anfitriões, o time espanhol não se intimidou e saiu para o jogo em várias oportunidades. Teve sua melhor chance no segundo tempo, após cruzamento vindo da esquerda, finalizado de letra por Guille Franco, na trave. Evans respondeu, com cabeçada na trave aos 38 minutos do segundo tempo. No mais, a partida marcou a volta de Cristiano Ronaldo aos gramados. O português entrou no segundo tempo e mudou a cara do jogo, dando mais velocidade e fazendo com que o Manchester fosse mais objetivo nos ataques. Sua grande oportunidade foi em uma cabeçada, que passou á esquerda do gol. O resultado deixou todas as equipes do grupo na mesma situação, uma vez que em Glasgow...

Celtic 0x0 Aalborg (Grupo E) - ...as duas equipes também não saíram do zero. O grande responsável pela igualdade no placar foi o goleiro Karim Zaza, do time visitante. Além de grandes defesas ao longo da partida, o dinamarquês chegou a defender um penalti, desperdiçado por Barry Robson. O Aalborg, que foi um dos 3 times a jogar pela primeira vez na Champions, conquistou assim um ponto valioso fora de casa. Na próxima rodada, tem a difícil missão de bater o Manchester United, na Dinamarca. Os escoceses visitam o Villareal, na Espanha.

Steaua Bucareste 0x1 Bayern de Munique (Grupo F) - Um dos favoritos para a 1ª colocação do grupo, o Bayern fez uma partida um tanto quanto equilibrada na Romênia. A posse de bola (50% para cada lado) e a quantidade de chutes a gol (15 dos alemães contra 13 dos romenos) mostram que o Steaua não se intimidou por receber um dos maiores clubes do continente e jogou pela vitória. Contudo, o zagueiro Van Buyten foi oportunista e deu a equipe bávara a primeira vitória no campeonaot.

Lyon 2x2 Fiorentina (Grupo F) - Rejeitado pelo Milan, o centroavante Gilardino teve grande atuação na partida. Fez os dois gols da Viola no primeiro tempo, de cabeça. Os italianos, no entando, acabaram deixando a vitória quase certa, escapar. Não resistiram a forte pressão do Lyon, que empurrado pela torcida, chegou ao empate com gols de Koné e Benzema.  Agora, a Fiorentina joga na Itália contra o Steaua Bucareste. Já o Lyon viaja á Alemanha, para enfrentar o Bayern de Munique.

Porto 3x1 Fenerbahçe (Grupo G) - No Estádio do Dragão, os portugueses mostraram força e conseguiram uma vitória excelente contra o time de Alex. O time turco já não é mais o mesmo, desde a saída de Zico e Mehmet Aurélio. O Porto não fez uma boa partida durante todo o tempo, mas impulsionado por seus "adeptos" conseguiu a vitória.

Dínamo de Kiev 1x1 Arsenal (Grupo G) - Com participação de Betão, a defesa do Dínamo conseguiu se segurar até os últimos instantes de jogo. No ataque, Bangoura garantia o placar com um gol de penalti. Para infelicidade dos ucranianos, o francês Gallas deixou tudo igual, nos últimos instantes de jogo. O Arsenal jogará contra o Porto, na próxima rodada. Já o Dínamo mede forças com o Fenerbahçe, na Turquia.

Juventus 1x0 Zenit (Grupo H) - Talvez o jogo mais aguardado do Matchday 1. A equipe russa conseguia arrancar 1 ponto fora de casa e chegou a jogar de igual para igual, e até mesmo teve maior posse de bola durante a partida. A falta de criatividade atrapalhou, e poucas chances foram criadas. O gol da vitória saiu dos pés de Del Piero. Numa cobrança de falta de muito longe, o atacante da seleção italiana bateu forte direito pro gol, e pegou o goleiro Malafeev desprevenido. 

Real Madrid 2x0 BATE Borisov (Grupo H) - Ainda pelo chamado "grupo da morte", o Real não teve trabalho para vencer o BATE  no Santiago Bernabéu. Sérgio Ramos e Van Nistelrooy deram ao clube espanhol a liderança do grupo, e terão pela frente o Zenit, jogando na Rússia. A Juventus vai até a Bielorússia, com claras chances de assumir a primeira colocação.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Ontem também ocorreram os jogos de ida das quartas-de-final da Liga dos Campeões da Ásia. Rivaldo, atuando agora pelo Bunyodkor, deixou a sua marca no empate contra o Saipa, no Irã. Veja todos os resultados abaixo:

Al-Karamah 1x2 Gamba Osaka
Al-Qadisiya 3x2 Urawa Red Diamonds
Saipa 2x2 Bunyodkor
Kashima Antlers 1x1 Adelaide United

Além de Rivaldo, Edmílson foi outro brasileiro a balançar as redes na rodada, marcando duas vezes para o Red Diamonds. O chileno Villanueva, ex-Vasco, também deixou sua marca pelo Bunyodkor. Os jogos de volta serão todos realizados no dia 24 deste mês.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Juntamente com a UEFA Champions League, se iniciou a nova competição da América do Norte: a CONCACAF Champions League. O torneio é realizado entre 4 grupos de 4 times cada. Duas equipes se classificam para as quartas-de-final a cada grupo, e o campeonato se desenrola até a final, que será disputada em Abril de 2009. Confira os resultados os jogos de ontem:

Grupo A
D.C. United (EUA) 0x2 Deportivo Saprissa (Costa Rica)
Marathón (Honduras) 2x0 Cruz Azul (México)

Grupo B
San Francisco (Panamá) 1x1 PUMAS (México)
Houstoun Dynamo (EUA) x L.A. Firpo (El Salvador) - o jogo foi cancelado por conta dos efeitos do furacão Ike.

Grupo C
Montreal Impact (Canadá) 2x0 Joe Public (Trinidad &Tobago)
Atlante (México) x Olímpia (Honduras) - ainda não realizado

Grupo D
Puerto Rico Islanders (Porto Rico) 2x1 Tauro (Panamá) 
Santos Laguna (México) 3x2 CSD Municipal (Guatemala)

A segunda rodada será realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro.

Nenhum comentário: