15 de set. de 2008

Milan - Um caso perdido?


Ontem pela liga italiana, o time do Milan perdeu ontem para o Genoa, fora de casa por 2x0. É incrível como os atuais campeões do mundo esqueceram como se joga futebol desde a conquista da Liga dos Campeões. E não falo isso só pelos dois últimos resultados. O Milan também não fez uma boa pré-temporada, chegando a perder por 5x0 do Chelsea de Felipão, no Torneio de Moscou, entre outros resultados nada satisfatórios. O pior é que o time não teve nenhuma grande perda significativa no plantel, e além disso, se reforçou com jogadores consagrados como Ronaldinho Gaúcho e Shevchenko para esta temporada. É realmente fora do comum o início de temporada dos italianos, que não eram derrotados nas duas primeiras rodadas do campeonato nacional desde a temporada 1986/87, com derrotas para Ascoli e Hellas Verona. 

No dia 23 de Maio de 2007, o Milan se sagrava campeão da Europa mais uma vez. No caminho até o topo do continente, o clube contou com a temporada sensacional de Kaká, eleito melhor do Mundo naquele ano. Após esse feito, os italianos conquistaram o Mundial de Clubes da FIFA, em cima do Boca Juniors em uma brilhante goleada, coroando um ano perfeito. Com tantas conquistas, as expectativas eram grandes em cima da equipe para a temporada 2007/2008. Na Liga dos Campeões, começaram bem no grupo D, se classificando em 1º lugar. O choque veio contra o Arsenal, nas oitavas-de-final. Empate em 0x0 no Emirates Stadium, e derrota por 2x0 com grande partida de Fábregas, no San Siro. Grande surpresa até então, a eliminação pode ter sido uma das causas que comprometeram o resto da temporada dos italianos. Pelo Campeonato Italiano, a irregularidade predominou, e o resultado foi o 6º lugar na classificação final, com 64 pontos. Sequer conseguiram a vaga na Liga dos Campeões desse ano. 

Talvez durante esse período o time tenha perdido a confiança. Uma equipe experiente cair nas oitavas-de-final da competição mais importante em disputa, para uma equipe conhecida na época pela juventude e inexperiência, é realmente um grande baque. Pode ser também a falta de motivação, mesmo porque em 2007 além do time ganhar os títulos mais expressivos do futebol mundial, já contava com atletas consagrados no grupo (como Maldini, que já era tetracampeão europeu, e Seedorf, tri. Além de Kaká, que arrebentou e ganhou todos os prêmios individuais possíveis desse ano). Outra explicação pode ser a simples presença de Ancelotti no comando do time. O treinador já está balançando no cargo, e nomes como Frank Rjkaard já são cogitados. Uma mudança nesse cargo poderia ser benéfica para a equipe. Guardadas as devidas proporções, os treinadores Emerson Leão e Cuca não conseguiram fazer o time do Santos, que luta contra o rebaixamento, engrenar no Brasileirão. Com a efetivação de Márcio Fernandes para o posto, o clube é o 3º melhor time do segundo turno do campeonato, só atrás de Goiás e Palmeiras, além de ser o único time a não perder nenhuma partida no returno. No Milan, uma simples troca de técnico pode alavancar o time novamente para as cabeças e fazer a equipe levar o título da Copa da UEFA com facilidade. 

O início ruim do Milan na temporada 86/87 daquele ano culminou em um 6º lugar no fim do torneio. Mesma posição que assombrou a torcida no ano passado. Naquele ano, o clube contava com nomes como Costacurta, Baresi, Roberto Donadoni (ex-treinador da seleção italiana, de 2006 a 2008) e Paolo Maldini, que por incrível que pareça ainda é parte do elenco atual. Nesse ano, além de Maldini o time conta com Kaká, Ronaldinho, Shevchenko, Seedorf, Zambrotta e mais uma porção de grandes jogadores. Só vejo a Inter na Itália atualmente, como o único time que pode fazer frente ao Milan, em matéria de elenco. O diferencial entre os dois na minha opinião, está no banco. A Inter tem José Mourinho, um dos melhores do mundo, já o Milan tem Ancelotti, que assiste aos jogos com um olhar tão desinteressado que dá até vontade de mudar de canal. 

Nenhum comentário: