12 de set. de 2008

Clubes europeus voltam a campo no fim de semana


Após duas rodadas de eliminatórias para a Copa do Mundo, os campeonatos europeus voltam com força total. Pelo campeonato inglês, dois jogos muito interessantes devem chamar mais a atenção. No City of Manchester Stadium, o Manchester City recebe o poderoso Chelsea, favorito a todos os títulos da temporada. O que torna a partida especial é a tão esperada estréia de Robinho na Premiership, que apesar de ter sido contratado por £32.5 milhões, deverá começar no banco de reservas e atuar somente em uma parte do jogo. O City terá também a volta de Wright-Phillips, que atuou na temporada passada pelo rival desse fim de semana. Do lado dos azuis de Londres, Obi Mikel deverá entrar no lugar que costuma ser de Essian, que não jogará devido a uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho, que o afastará por muitos meses do futebol. Também há boas chances de Didier Drogba retornar ao time. Um fato que pode deixar a partida um pouco mais quente é a quase transferência de Robinho para o Chelsea. O jogador e o clube tinham tudo acertado (inclusive o clube já anunciava camisas com o nome do brasileiro), mas o Real Madrid se recusou a negociar com os ingleses. O destino de Robinho só foi decidido poucos minutos antes do fim da janela de transferências, sendo contratado pelo "primo pobre" de Manchester. Além disso, Felipão confessou hoje ter sido procurado pelo City no final da última temporada após a demissão do técnico Sven-Goran Eriksson. Disse ter recebido uma oferta muito tentadora, mas que estava comprometido com a seleção de Portugal. O jogo será transmitido pela ESPN Brasil, á partir das 13h.


Em Anfield, Liverpool e Manchester United fazem um dos maiores clássicos do futebol mundial. Sem Cristiano Ronaldo, os Red Devils contarão com a possível estréia de Dimitar Berbatov. O capitão da Bulgária, contratado junto ao Tottenham por £30 milhões, tem boas chances de começar no ataque titular da equipe. No Liverpool, Gerrard, que passou por uma cirurgia recentemente, e Fernando Torres, que se recupera de lesão, deverão começar no banco. Sendo assim, o espanhol Albert Riera deverá ser escalado no meio campo e fazer sua estréia pelos Reds. A ESPN Brasil exibe a partida á partir das 8h45.

-------------------------------------------------
Recomendo também outras partidas pelas rodadas de vários campeonatos da Europa. Na Itália, Genoa x Milan (ESPN, Domingo ás 10h) marca a volta do meia Kaká, que já está recuperado de lesão e retornou a campo em um amistoso realizado no meio da semana. Existem boas chances do torcedor brasileiro ver em campo o trio Kaká, Ronaldinho e Alexandre Pato. 

Com a volta de Diego ao Werder Bremen, o time tenta se reabilitar diante do Energie Cottbus, jogando em casa. Com o mesmo objetivo, o Bayern de Munique enfrenta o FC Köln, na cidade de Colônia. E o jogo mais atrativo é sem dúvida Hamburg SV x Bayer Leverkusen. Provavelmente será a estréia do meia Thiago Neves, ex-Fluminense, e do zagueiro Alex Silva, ex-São Paulo, recém contratados pelo Hamburg. Do outro lado estarão Renato Augusto, ex-Flamengo, e Henrique, ex-Palmeiras. Dois meias de rivais do Rio de Janeiro, dois zagueiros de rivais de São Paulo.

Na França, difícil missão para o Olimpique de Marselha se manter na liderança: encara o Bordeaux fora de casa. Os dois times farão sua estréia da UEFA Champions League na próxima semana. O Lyon, de Juninho Pernambucano e Benzema, pega o Nice em seus domínios e tem a chance de voltar a assumir a ponta da tabela, rumo ao octacampeonato francês.

E finalmente, em rodada de um campeonato pouco popular no Brasil, o Glasgow Rangers pega o Kilmarnock, pelo campeonato escocês. Os dois times dividem a liderança da competição, com 10 pontos depois de 4 rodadas. É uma ótima chance do favoritíssimo Rangers eliminar um concorrente direto e disparar rumo ao título.

Nenhum comentário: